terça-feira, 31 de agosto de 2010

artigo sobre transmídia - folha de são paulo, 30/08/2010

INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Vamos fazer transmídia? JÁ OUVIU falar de "transmídia"? É o termo do momento. Em resumo, é a possibilidade de contar histórias em diversas mídias, inclusive com a participação dos fãs.
Um exemplo é a série "Matrix". Para conhecer todos os detalhes da trama, não basta assistir aos três filmes. É preciso jogar o game, assistir às animações, ler os quadrinhos e até mesmo acompanhar os remixes e as gozações na internet, que acabaram expandindo o universo da série.
Outro exemplo é o filme "Star Wars Uncut", lançado há duas semanas. A ideia é ambiciosa: refilmar cada cena do primeiro "Guerra nas Estrelas", de 1977, só que por fãs em todo o mundo, cada um fazendo uma parte do longa.
Houve gente usando computação gráfica, bonecos ou até amigos para recriar tudo em casa. O resultado é engraçado (dá para ver aqui: bit.ly/dljXO). Tudo muda em poucos segundos, mas a história original está lá. Sucesso.
Apesar da empolgação com transmídia, o conceito tem desafios. Uma narrativa que se desdobra em mídias diferentes demanda tempo para que as pessoas prestem atenção a tudo.
E atenção é um produto escasso hoje: a maioria não consegue acompanhar as tramas paralelas. Por isso, é fundamental criar maneiras de medir a audiência dos produtos transmídia.
Esse é o primeiro passo para entender seu efetivo valor comercial.
Outro ponto é que grande parte das práticas "transmídia" não são feitas por fãs, mas por gente que quer reinventar alguma ideia.
Basta ver os inúmeros vídeos derivados do horário eleitoral brasileiro. Na TV eles são uma chatice. Mas, recontextualizados na internet, são diversão garantida.
Sou fã do conceito de transmídia. Ele consegue, de um jeito elegante, ampliar o debate sobre a "cultura do remix", atraindo o interesse de grandes empresas.
Quer mais informações? Escute o meu podcast de hoje na Folha.com, em que conto mais detalhes. Isso é transmídia.


MONITOR

Já era
Fazer um "blockbuster"

Já é
Fazer um "viral"

Já vem
Fazer um produto "transmídia"

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